Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / BARCARENA RECEBE A VISITA DO GOVERNADOR HELDER PARA IMPORTANTES INAUGURAÇÕES

BARCARENA RECEBE A VISITA DO GOVERNADOR HELDER PARA IMPORTANTES INAUGURAÇÕES

O Presidente da Câmara Municipal de Barcarena, vereador Wandson Oliveira Kokinha, e os vereadores Júnior Ogawa, Carlinho Negão, Júnior Cravo, Dr. Gladiston, Sônia Cardoso, Esmeralda Gomes, Sinara Vilaça e Rozilda Ribeiro, integraram a comitiva municipal que recepcionou o Governador do Pará, Helder Barbalho, nesta terça-feira (26) em Barcarena.
BARCARENA RECEBE A VISITA DO GOVERNADOR HELDER PARA IMPORTANTES INAUGURAÇÕES, FRUTO DA PARCERIA COM O GOVERNO MUNICIPAL E A CÂMARA
Durante a visita, que contou com a presença do prefeito Renato Ogawa, da vice-prefeita Cristina Vilaça, do deputado estadual Lu Ogawa e várias autoridades, o governador entregou o novo auditório do campus XVI da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Barcarena, com espaço para mais de 200 alunos.
Logo depois, a comitiva seguiu para a inauguração da nova estrutura do CIRETRAN em Barcarena, com espaços ampliados, ambientes climatizados, paisagismo, estacionamento próprio, novos equipamentos e mobiliário, banheiros com acessibilidade. Atualmente, a Ciretran possui capacidade para 110 atendimentos diários, tanto de veículos como de habilitação.
Em seguida, o governador participou da inauguração da Usina de Energia Solar que vai abastecer 87 escolas do município, com capacidade de produção de 235.200 kwh/mês de energia, a partir da radiação solar. Uma obra da prefeitura de Barcarena.
A visita do governador também consolidou um projeto importante para a cidade, a assinatura da Ordem de Serviço para a construção dos complexos multifuncionais das Usinas da Paz.
Considerada um modelo inovador de segurança pública e cidadania, as Usinas da Paz são parte integrante do Programa TerPaz, que prioriza comunidades periféricas com populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Cada UsiPaz possui mais de 70 serviços essenciais para a população, incluindo as áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer, integrados pelas secretarias estaduais e órgãos parceiros, oferecendo atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. Todos os serviços são gratuitos.
O governador também entregou cheques do programa Sua Casa para famílias de Barcarena. A iniciativa estadual auxilia na construção e reconstrução de residências.
Além da capacitação, o programa prevê um microcrédito voltado aos educandos que permite a compra de equipamentos e a estruturação do primeiro negócio, se houver interesse. O valor do crédito gira entre R$ 500 a R$ 5 mil, e está sob gerência do Banco do Estado do Pará (Banpará).