Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Capacitação promovida pelo HEMOPA, visa campanha de doação de sangue

Capacitação promovida pelo HEMOPA, visa campanha de doação de sangue

por CMB última modificação 23/07/2021 22h36
Servidores da Atenção Básica de Barcarena receberam nesta quinta-feira, 22, uma capacitação promovida pelo HEMOPA, visando a campanha de doação de sangue que será feita no município no mês de agosto.
A vice-prefeita Cristina Vilaça acompanhou o momento, ao lado da secretária de saúde Eugênia Teles, e dos vereadores Rozilda Ribeiro e Carlinho Negão.
“Queremos que cada agente de saúde que participe dessa formação, seja multiplicador dessa temática de doação de sangue. Cada pessoa recebeu as orientações e vai trabalhar o incentivo à doação no seu local de trabalho e na comunidade de Barcarena. Em agosto estaremos aqui para realizar essa grande campanha e aumentar o estoque de sangue do HEMOPA. Agradecemos a parceria e empenho da prefeitura”, destaca Juciara Farias, gerente de captação de doadores do HEMOPA.
A campanha ocorrerá no dia 13 de agosto, de 7h às 17h e no dia 14, de 7h30 às 15h, na escola Aloysio da Costa Chaves, em Barcarena-sede. O objetivo é arrecadar 500 bolsas de sangue para o HEMOPA. Os interessados em doar precisam levar documento de identidade original.
Quem pode doar sangue?
Tem que estar bem de saúde, bem alimentado, ter entre 16 a 69 anos (para pessoas de 16 e 17 anos é preciso a presença do responsável para autorizar a doação, tendo em mãos documento de identificação original); pesar 50 kg ou mais. Não podem doar gestantes e quem está amamentando até 1 ano; ter pegado dengue há menos de 30 dias; quem teve hepatite após os 10 anos de idade; quem tem doença de chagas; estar com febre ou gripe há menos de uma semana; quem tem epilepsia, quem ingeriu bebida alcóolica nas ultimas 12h; quem não dormiu por 6h na noite anterior, ter passado por exame de endoscopia nos últimos 6 meses; pessoas com risco de transmissão de doenças pelo sangue, ter estado em área de malária há menos de 1 mês.
ASCOM/CMB.

EPC CÂMARA