Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Emissão de RG para crianças com TEA - Transtorno do Espectro Autista

Emissão de RG para crianças com TEA - Transtorno do Espectro Autista

Na manhã desta quinta-feira (13), o NACI - Núcleo de Assistência ao Cidadão, foi colorido de azul numa ação mais do que especial em alusão ao mês da conscientização do autismo.
Com o tema "Meu Primeiro Registro", a equipe multidisciplinar se mobilizou para atender diversas crianças com TEA - Transtorno do Espectro Autista, para a emissão do RG. O registro civil é um dos requisitos para obtenção da carteira de identificação dos autistas, chamado de Ciptea, o documento é um instrumento que visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento pelo cidadão.
O NACI - Núcleo de Assistência ao Cidadão, sob a direção de Flávia Moraes Cunha, ofereceu serviços através de diversos profissionais como: psicólogo, assistente social, advogado, etc, assim, promovendo o atendimento inclusivo, que se faz necessário para o desenvolvimento de políticas públicas buscando fortalecer a rede de atenção à pessoa com TEA.
O presidente da Câmara Municipal de Barcarena, vereador Wandson Oliveira Kokinha, marcou presença e acompanhou de perto todos os atendimentos.
A programação faz parte do "Projeto TEAPOIAR 2023", do Centro Especializado em Reabilitação CER II/SEMUSB, sob coordenação interina de Ynari Loranny Mota Magno e conta com o apoio da Câmara Municipal de Barcarena.