Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Palestra: Evolução do Arco Amazônico com o diretor da ANTAQ, Dr. Adalberto Tokarski (Agencia Nacional de Transporte Aquaviário)

Nesta manhã de quinta feira 02/12 a CMB recebeu a visita do diretor da ANTAQ, Dr. Adalberto Tokarski (Agencia Nacional de Transporte Aquaviário). Que palestrou no Plenário Antônio Clarindo Magno Junior, sobre o tema: Evolução do Arco Amazônico.
ANTAQ: É uma agencia reguladora se serviços de navegação e portos. Responsável por regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infra estrutura portuária e aquaviária. Seus diretores são indicados pela Casa Civil da Republica, e sabatinados no Senado Federal, e depois nomeados.
Estiveram na reunião para a palestra: O presidente da CMB, vereador Junior Ogawa, prefeito Renato Ogawa, sua vice Cristina Vilaça, demais vereadores da CMB, secretários de várias pastas, e representantes do sindicato dos operadores portuários do Estado do Pará – (SINDOPAR)
Abriu os trabalhos da reunião: O Vereador Junior Ogawa, que deu boas vindas, em nome da CMB e de todos os vereadores, falou da importância da visita do Dr. Adalberto Tokarski, ao município de Barcarena, em especial ao Prédio da CMB. Aludiu: Por sua palestra que é motivo de esperança em dias melhores, de grandes investimentos ao município de Barcarena. Agradeceu ao prefeito Renato Ogawa, pela parceira que tem com o Legislativo, compartilhando suas ações do governo municipal de forma respeitosa. Seguidos das palavras: Presidente do SINDOPAR, senhor Rui Lourenço, Cristina Vilaça e Renato Ogawa. Dr. Adalberto Tokarski esteve acompanhado pela gerente de meio ambiente da ANTAQ, e três pessoas da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte ADECOM.
Sobre o tema: “Evolução do Arco Amazônico”. Sua apresentação foi em slide com dados estatísticos mostrando o crescimento, perfil de cargas e a movimentação do Arco Amazônico, que abrange os portos: Porto Velho, Manaus, Belém, Vila do Conde e Itaqui. Com uma movimentação de 360 milhões de toneladas de cargas, que corresponde 31% da movimentação portuária do Brasil. Detalhou que a soja e o milho saíram de 4,4 milhões de toneladas pra 34 milhões de toneladas.
Falou sobre o Decreto Lei Nº 9.048/2017, sobre os valores de tarifas que o porto arrecada, agora já podem fazer investimentos fora do porto, citou o exemplo: As Vias de acessos, na sequencia mostrou as empresas que contribuem para movimentação portuária.
Outros assuntos apontados pelo palestrante: Ferro Norte, Ferro Grão, Ferrovia Norte Sul, Pedral do Lourenço, Usina Esmagadora, Usina Misturadora, Cabotagem, BR do Mar, Container, Zona Livre, ZPE, Impacto Ambiental, Proteção ao Meio Ambiente, com troca de embarcações, Desempenho Ambiental, PDZ (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento), Fertilizantes, Certificação dos Produtos Agrícola do Município de Barcarena, entre eles o Açaí. O cerimonial abriu espaço para perguntas.
Dr. Adalberto Tokarski, elogiou o prefeito Renato Ogawa, pela criação da Secretaria de Portos Logística e Energia do Município de Barcarena, que vai ter uma interlocução técnica com a CDP, e buscar uma autoridade portuária para encontrar soluções.