Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Sessão na Câmara marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Sessão na Câmara marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Presença do Padre Idaltino, comentários sobre a inauguração da Creche Tia Lúcia e homenagem ao vereador Alves Filho foram outros destaques

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi marcado em Barcarena por uma sessão na Câmara dos Vereadores, com a presença de integrantes do GAOPA, associação que apoia pais de crianças autistas no município. Os dirigentes da entidade apresentaram na tribuna dados e informações sobre o transtorno que acomete milhares de crianças, principalmente os meninos.

Nilda Moraes e Rana Sacramento pediram apoio da Câmara para a implementação de políticas públicas que garantam maior inclusão de autistas na sociedade. Elas disseram que, na área da educação, é necessário que o município tenha o ‘professor-cuidador’ para acompanhar as crianças na escola. As dirigentes do GAOPA também pediram maior conscientização da sociedade sobre os autistas.

“Não me preocupo em ter uma família perfeita, me preocupo em ter uma família feliz”, disse Nilda, que tem uma criança autista. Ela explicou que a associação está na luta por uma vida mais digna às crianças que apresentam condições diferenciadas das outras. O vereador-presidente da Câmara, Bruno Martins, disse que a casa está pronta a ajudar. “Podem contar com a gente”, disse.

Ainda esta semana, a Comissão de Educação da Câmara deve ser reunir com os integrantes do GAOPA para ouvir as necessidades da entidade e tomar providências sobre o serviço do professor-cuidador nas escolas do município. No próximo sábado, 6, o GAOPA promoverá uma caminhada pelas ruas de Barcarena para celebrar o Dia do Autismo, com saída da Praça da Bíblia, às 16h.

IGREJA – A convite do presidente da Câmara, vereador Bruno Martins, o pároco da paróquia de São Francisco Xavier, padre Idaltino Prazeres, apresentou nesta terça-feira (2) durante a sessão ordinária o tema da Campanha da Fraternidade 2019, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em todas as paróquias e comunidades do país.

Este ano o tema da CF 2019 é “Fraternidade e Políticas Públicas. “É papel da igreja se envolver nessas questões sociais”, destacou o vereador Luís Tavares. O vereador-presidente Bruno Martins também destacou o papel relevante que a Igreja Católica tem na sociedade e agradeceu os esclarecimentos dados pelo padre Idaltino acerca da Campanha da Fraternidade.

TIA LÚCIA – Os vereadores usaram da palavra na sessão de hoje para manifestar satisfação pela escolha do nome da ex-servidora da Câmara, Maria Lúcia Ogawa Rodrigues, a Tia Lúcia, para a creche do Bairro Novo ll, inaugurada pelo prefeito Antônio Carlos Vilaça na segunda-feira (1º). Em nome da família, o vereador Júnior Ogawa agradeceu e disse que todos ficaram felizes com a homenagem.

ANIVERSÁRIO – No encerramento da sessão ordinária desta terça, o vereador-presidente Bruno Martins prestou homenagem ao aniversariante da semana, o vereador Alves Filho. Ele recebeu um quadro com foto e mensagem emitida pela presidência da casa. Alves Filho faz aniversário no próximo dia 4 de abril.