Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores garantem apoio à transporte gratuito para universitários de Barcarena

Vereadores garantem apoio à transporte gratuito para universitários de Barcarena

Reivindicação dos estudantes e homenagem aos artesãos marcaram a sessão desta terça

A principal discussão na Câmara Municipal de Barcarena, nesta terça-feira (19), foi a aplicação da Lei do Passe Livre, sancionada em 1997, que garante gratuidade aos estudantes universitários de Barcarena no transporte rodofluvial. O assunto ocupou parte do tempo da sessão ordinária conduzida pelo presidente Bruno Martins. "A gente não pode deixar de debater um tema tão importante como esse", disse o vereador.

Um grupo de estudantes foi recebido na Casa. Luiz Nascimento, representante da categoria, relatou as dificuldades que os beneficiários do Passe Livre estão enfrentando na hora do embarque para Belém na hidroviária de Barcarena, já que, segundo ele, os donos das embarcações limitam o número de assentos abaixo da cota estabelecida por lei e muitos estudantes têm que esperar a próxima viagem se quiserem se deslocar. 

Depois de ouvirem que a relação entre estudantes e barqueiros muitas vezes é conflituosa e hostil, os vereadores resolveram  acompanhar o caso mais de perto e decidiram criar uma comissão fiscalizadora do serviço em que os representantes dos alunos estarão inclusos. "A Câmara vai fiscalizar", declarou o vereador-presidente Bruno Martins. 

"A Comissão de Educação da Câmara vai se reunir a partir de agora com uma comissão de estudantes, vai estar chamando a Secretaria de Educação, por parte do Executivo, e também vai conversar com as empresas que são prestadoras desse serviço para entrar num consenso e melhorar o atendimento aos nossos alunos", disse o presidente. 

Os vereadores que se manifestaram sobre a questão também ressaltaram a importância de garantir a manutenção do Passe Livre aos universitários do município. "Se é lei, vai ter que cumprir a lei", declarou o vereador Luís Tavares. "Aquele barqueiro que se negar, que se casse a concessão dele", enfatizou Tavares.

ARTESÃOS - Por ocasião do Dia do Artesão, a Câmara de Barcarena recebeu a vista de um grupo de pessoas que confeccionam artesanato na cidade. Os artesãos foram recebidos pelo vereador-presidente Bruno Martins, que conferiu o trabalho realizado pela categoria no município. Os trabalhadores participaram da sessão e pediram apoio do Legislativo

Portal Transparência

RADAR

LGPD

Contra Cheque Online

Mídias Sociais

Facebook   Youtube   

Visitantes

Map